PEIEX - Projeto Extensão Industrial Exportadora
A Actcon venceu licitação para fornecimento de consultores para desenvolvimento na região do Vale do Aço do projeto PEIEX - PROJETO EXTENSÃO INDUSTRIAL EXPORTADORA.
Publicado em 02/04/2012 13:47 - Atualizado em 02/04/2012 17:50
Criado no início de 2009 pela Apex-Brasil, o PEIEX é um projeto de capacitação para empresas com potencial de exportação. O objetivo do projeto é incrementar a competitividade, melhorar a gestão e promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte, qualificando e ampliando os mercados das indústrias com potencial para o mercado externo.
Nesse sentido, o programa oferece soluções para problemas técnico-gerenciais e tecnológicos dessas empresas.
O PEIEX funciona por meio de técnicos extensionistas lotados em 26 núcleos operacionais, localizados em várias cidades do Brasil, que atendem diversas empresas, oferecendo soluções e auxílio nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, produto, manufatura e comércio exterior, o que ajuda a tornar a empresa mais forte e mais competitiva em um mercado cada vez mais acirrado. Em 2009, o PEIEX atendeu 3510 empresas.
Com o conhecimento transmitido pelos técnicos e a implantação das melhorias indicadas após o trabalho de análise, a empresa só tem a ganhar, tornando-se apta para encarar novos desafios de mercado, como a exportação.
O que é o PEIEX?
O PEIEX é um projeto da Apex-Brasil de incremento à competitividade e promoção da cultura exportadora empresarial, por meio da solução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos.
Para isso, a Apex-Brasil dispõe de núcleos operacionais em diversos estados, que são responsáveis pelo atendimento às empresas. Neles trabalha uma equipe capacitada, formada por um coordenador, um monitor, técnicos extensionistas (com conhecimentos multidisciplinares) e estagiários, todos com o objetivo de sugerir melhorias para as empresas.
Benefícios para as empresas
Entre os benefícios para as empresas estão o acesso ao conhecimento transmitido pelos técnicos extensionistas e a implantação de melhorias indicadas por eles. Após o trabalho de análise feito pela equipe do PEIEX, a empresa aumentará, certamente, a sua competitividade, tornando-a apta a conquistar novos mercados e enfrentar desafios, como a exportação.
O trabalho do técnico extensionista não gera ônus para a empresa. Mas o empresário deve disponibilizar parte do seu tempo – e motivar seus colaboradores – para entrevistas, verificações de procedimentos e controles existentes em todas as áreas da empresa. Também é fundamental a sua participação nos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos.
Para inscrever a empresa no programa, deve-se preencher a Ficha de Inscrição disponibilizada pela equipe técnica e/ou associações de classe e encaminhá-la ao núcleo operacional mais próximo.
Os técnicos extensionistas
Após análise da ficha de inscrição pelo núcleo operacional, é escolhido o técnico extensionista para auxiliar a empresa. Esse especialista visita a empresa e explica a metodologia de trabalho. Se houver interesse do empresário em se envolver no processo, o passo seguinte é um diagnóstico abrangente de todas as áreas funcionais. Um relatório final indicará os pontos fortes e aqueles com possibilidades de aprimoramento. Os pontos fortes devem ser potencializados e os com menor desempenho, corrigidos.
Núcleo Operacional Vale do Aço |
Rua Cristovão Colombo, 15
Cidade Nobre
Ipatinga/MG
CEP: 35162-363 |
Patricia Ribeiro
Fabio Jabour
|
(31) 3821-2102
|
por Comunicação Portal Fácil