Grupo Actcon

Você sabia?
Imprimir Email

Institucional

Projeto Amigo Micro

por Comunicação Portal Fácil

27/04/2011 11:00

 

Soluções inovadoras que contribuem para melhorar a aprendizagem dos alunos e promover a qualidade da Educação.

 

As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) provocaram mudanças significativas na vida de todos nós. O seu uso se intensifica nas práticas cotidianas, no trabalho, na economia, nas políticas públicas, na produção de ciência e nas formas de aprendizagem.  

A cada dia precisamos desenvolver novas competências e habilidades para estarmos introduzidos na complexa sociedade em que vivemos. Além de ler, escrever e calcular é preciso se conectar com os ambientes e as tecnologias digitais.

Exatamente para responder a estes desafios é que o Grupo Actcon idealizou o Projeto Amigo Micro, no ano de 2004 – um conjunto de Programas que associam as TIC à Educação. O nome do projeto brincava com a ideia de que, apesar do amigo ser um "micro", abreviação de microcomputador, a relação que se estabelece entre as crianças e os jovens com a tecnologia é de uma grande amizade, o que hoje se percebe nas inovações proporcionadas pela  aprendizagem colaborativa digital.

Assim, a amizade tornou-se tema do Projeto porque um dos seus principais objetivos era  aproximar as pessoas da informática e proporcionar o contato com o mundo digital. E sabíamos, lá no início, que, como uma grande amizade, a inclusão e o que aprendemos levamos para a vida toda.

Com o tempo o Projeto se dinamizou e ganhou novos Programas para oferecer soluções educacionais concretas que propiciam o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e diversificadas, valorizando contextos sociais singulares e plurais, promovendo a aprendizagem colaborativa em ambiente digital .

 

Programas Educacionais que integram o Projeto Amigo Micro

 

Os Programas Educacionais do Projeto Amigo Micro contribuem para a aplicação das TIC nas escolas e incentivam os professores a adquirir as competências necessárias para atuar neste novo ambiente. Oferecem, ainda, infraestruturas e plataformas tecnológicas educativas, planejadas para atender às demandas específicas das instituições e redes de ensino, que apoiam os processos do ensino e da aprendizagem e contribuem para promover a cultura digital na escola, assim como no cotidiano dos atores do sistema escolar.

Os Programas dispõem também de instrumentos para mensurar e acompanhar continuamente o desempenho dos alunos, potencializando a estratégia pedagógica  e o atendimento individualizado às suas necessidades de aprendizagem.

Ao adotar os Programas que fazem parte do Projeto Amigo Micro, as escolas, os alunos e professores e os gestores passam a contar com soluções educacionais de grande potencial, que contribuem para impactar de forma significativa os resultados pedagógicos e os processos do ensino e da aprendizagem das suas instituições e redes de ensino.

Os Programas Educacionais abrangem:

  • A implantação de plataformas educativas que propiciam novas formas de letramento, superando as dificuldades em aprender por meio do desenvolvimento de práticas desafiadoras, que despertam nos alunos o interesse pelo estudo e que favorecem a aprendizagem colaborativa digital.
  • A adoção de soluções tecnológicas para o ambiente educacional que conduzem os alunos além das fronteiras físicas, enriquecendo o aprendizado, com o desenvolvimento de atividades que estimulam a colaboração, o raciocínio crítico e o desenvolvimento da autonomia.
  • O planejamento, a implantação e a gestão técnico-operacional de infraestruturas físicas e tecnológicas, para a construção de ambientes de informática educativa em instituições e redes de ensino.
  • A gestão de avaliações de aprendizagem em  larga escala, com apoio de um sistema informatizado, proporcionando a análise técnica e pedagógica dos resultados, produzindo indicadores que potencializam a adoção de estratégias junto ao plano de ensino e o acompanhamento da aprendizagem dos alunos.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto Amigo Micro.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página